segunda-feira, 8 de julho de 2013

PORQUE ME TORNEI CALVINISTA?



NISTO CREIO... 


SOTERIOLOGIA


É sempre importante antes de começarmos, dizer que minha motivação com os posts é exortar, admoestar, enfim, voltarmos a um estudo criterioso das escrituras, porém com muito amor, pois conversamos entre IRMÃOS.

Quando eu re-li o artigo, pareceu-me meio grosseiro e prepotente, porém é com muito amor a palavra de Deus que escrevo e com o propósito de UNIÃO pela sagradas escrituras.

1.       DEPRAVAÇÃO TOTAL

1.1.    Qual estado do Homem antes da conversão?

Toda a raça humana foi condenada pelo pecado de Adão. De fato que, o que basta para eu estar condenado?

Resposta:

Apenas nascer! 

“Portanto, como por um homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado a morte, assim também a morte passou a TODOS os homens POR ISSO QUE TODOS PECARAM. Romanos 5:12”

"Eis que em pecado fui formado, e em pecado me concebeu minha mãe. Salmos 51:5"

Não acredito em “Livre Arbítrio” ou seja, que alguém tome decisões sem influencia alguma do pecado que habita em todo ser humano. Será se no íntimo todos nós não sabemos que o pecado tinha total domínio em nossas decisões? 

“Porque o que faço não o aprovo; pois o que quero isso não faço, MAS O QUE ABORREÇO ISSO FAÇO. Romanos 7:15”

Será que um descrente pode escolher a Deus por suas forças? será se posso convencer alguém e ele a partir daí querer se converter sem nenhuma influencia interna ou externa, apenas por "convencimento"???

Como poderíamos ter escolhido a Deus se o pecado nos dominava, e por nossa vontade, sempre escolheríamos pelo mundo? Acredite, nós nunca poderíamos ter escolhido a Deus! 

“Como está escrito: Não há um justo, nem um sequer. Não há ninguém que entenda; Não há ninguém que BUSQUE A DEUS. Romanos 3:10-11 “

1.2.    Ainda sobre o livre arbítrio....

Se é que existiu livre arbítrio, apenas quem possuiu foi Adão e Eva. Porém depois da queda perdemos este atributo sem dúvida alguma.

“Porquanto a inclinação da carne é inimizade contra Deus, pois não é sujeita à lei de Deus, nem, em verdade, o pode ser.
Portanto, os que estão na carne não podem agradar a Deus. Romanos 8:7-8”


“Pois quê? Somos nós mais excelentes? De maneira nenhuma, pois já dantes demonstramos que, tanto judeus como gregos, todos estão debaixo do pecado; Romanos 3:9”

“Porque também nós éramos noutro tempo insensatos, desobedientes, extraviados, servindo a várias concupiscências e deleites, vivendo em malícia e inveja, odiosos, odiando-nos uns aos outros. Tito 3:3”

A bíblia nos chama de Escravos. Como pode um escravo decidir algo? Escolher de maneira “livre” suas opções? Não digo que somos “robôs”, somos “livres agentes”. Ainda tomamos escolhas. Agora dizer que as escolhas que tomamos são livres de influências externas ou internas é demais não acha? Dizer que somos escravos do pecado, é porque o pecado era nosso senhor, e devíamos obediência as suas vontades. 

“Porque bem sabemos que a lei é espiritual; mas eu sou carnal, vendido sob a ESCRAVIDÃO DO PECADO. Romanos 7:14.“

Existem pessoas na rua dizendo que são filhos de Deus, porém, todos nós nascemos em inimizade com Deus. Deus antes da nossa conversão, nos odiava com muita ira e ainda assim, neste momento de Ira e com vontade de nos esmagar, nos deu vida. (Isaias 54) (Rom 5:8).

Um descrente não é filho de Deus, e Deus NÃO ama um descrente, o mundo esta em total inimizade com Deus.

Uma das passagens que trata de conversão de maneira mais clara é esta: “Entre os quais todos nós também antes andávamos nos desejos da nossa carne, FAZENDO A VONTADE DA CARNE e dos pensamentos; e éramos por NATUREZA FILHOS DA IRA, como os outros também. Mas Deus, que é riquíssimo em misericórdia, pelo seu muito amor com que nos amou, Estando nós ainda mortos em nossas ofensas, nos vivificou juntamente com Cristo (PELA GRAÇA SOIS SALVOS), E nos ressuscitou juntamente com ele e nos fez assentar nos lugares celestiais, em Cristo Jesus; Para mostrar nos séculos vindouros as abundantes riquezas da sua graça pela sua benignidade para conosco em Cristo Jesus. PORQUE PELA GRAÇA SOIS SALVOS, POR MEIO DA FÉ; E ISTO NÃO VEM DE VÓS, É DOM DE DEUS. NÃO VEM DAS OBRAS, PARA QUE NINGUÉM SE GLORIE; Porque somos feitura sua, criados em Cristo Jesus para as boas obras, as quais Deus preparou para que andássemos nelas. Efésios 2:3-10”

1.3.    Se NÃO existe Livre Arbítrio, qual caminho da Salvação?

Será que podemos dizer ainda que um descrente pode buscar a Deus? Por qual caminho?

“Todo o que o Pai me dá virá a mim; e o que vem a mim de maneira nenhuma o lançarei fora. João 6:37”

Acompanha meu raciocínio:

Quem virá a mim? (Jesus Cristo)
Res: Eleição Incondicional, apenas “o que o Pai me dá.
Por outro lado: “De modo nenhum o lançarei fora”.
Res: Perseverança dos Santos.
De fato “Ninguém Vai até o pai se não por mim” (Jo 14:6) disse Jesus, então, logo teremos:
Ninguém pode vir a mim, se o Pai que me enviou o não trouxer. João 6:44”
Pergunto:
Quem pode ir até Deus?
Res: Ninguém, a não ser por Jesus Cristo.
Quem pode ir então até Jesus cristo???
Res: Recomendo ler o texto acima novamente. (Jo 6:44)
Se não posso ir a Deus sem Jesus Cristo, e não posso ir a Jesus, sem Deus não me “apresentar”, então como funciona de fato????

Da um desespero né? Saber que não podemos fazer nada, que somos simplesmente inúteis para alcançarmos nossa salvação?

Daí vem a inevitável pergunta do CHAPOLIN COLORADO:

Romanos 7:24. Miserável homem que eu sou! quem me livrará do corpo desta morte? (hó, quem poderá me defender????)

1.4.    Então como me converti na pratica?

Deus tem de se levantar de seu santo trono, e tomar uma atitude em 3 atos:

PAI: Eleição soberana antes da fundação do mundo;
FILHO: caminho da redenção, único meio de libertação da servidão do pecado;
ESPIRITO SANTO: Aplica a soberana eleição, e leva vida aos eleitos através de cristo, para vivificados, terem a vida eterna.

Veja de forma prática e bem clara na própria bíblia:

1° Glória a DEUS:


Bendito o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, o qual nos abençoou com todas as bênçãos espirituais nos lugares celestiais em Cristo;Como também nos elegeu nele antes da fundação do mundo, para que fôssemos santos e irrepreensíveis diante dele em amor;E nos predestinou para filhos de adoção por Jesus Cristo, para si mesmo, segundo o beneplácito de sua vontade,Para louvor e glória da sua graça, pela qual nos fez agradáveis a si no Amado,

2° Glória a JESUS CRISTO:


Em quem temos a redenção pelo seu sangue, a remissão das ofensas, segundo as riquezas da sua graça, Que ele fez abundar para conosco em toda a sabedoria e prudência; Descobrindo-nos o mistério da sua vontade, segundo o seu beneplácito, que propusera em si mesmo, De tornar a congregar em Cristo todas as coisas, na dispensação da plenitude dos tempos, tanto as que estão nos céus como as que estão na terra; Nele, digo, em quem também fomos feitos herança, havendo sido predestinados, conforme o propósito daquele que faz todas as coisas, segundo o conselho da sua vontade;

3° Glória ao ESPIRITO SANTO:


Com o fim de sermos para louvor da sua glória, nós os que primeiro esperamos em Cristo; Em quem também vós estais, depois que ouvistes a palavra da verdade, o evangelho da vossa salvação; e, tendo nele também crido, fostes selados com o Espírito Santo da promessa. O qual é o penhor da nossa herança, para redenção da possessão adquirida, para louvor da sua glória. Bendito o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, o qual nos abençoou com todas as bênçãos espirituais nos lugares celestiais em Cristo; Como também nos elegeu nele antes da fundação do mundo, para que fôssemos santos e irrepreensíveis diante dele em amor; E nos predestinou para filhos de adoção por Jesus Cristo, para si mesmo, segundo o beneplácito de sua vontade, Para louvor e glória da sua graça, pela qual nos fez agradáveis a si no Amado, Em quem temos a redenção pelo seu sangue, a remissão das ofensas, segundo as riquezas da sua graça, Que ele fez abundar para conosco em toda a sabedoria e prudência; Descobrindo-nos o mistério da sua vontade, segundo o seu beneplácito, que propusera em si mesmo, De tornar a congregar em Cristo todas as coisas, na dispensação da plenitude dos tempos, tanto as que estão nos céus como as que estão na terra; Nele, digo, em quem também fomos feitos herança, havendo sido predestinados, conforme o propósito daquele que faz todas as coisas, segundo o conselho da sua vontade; Com o fim de sermos para louvor da sua glória, nós os que primeiro esperamos em Cristo; Em quem também vós estais, depois que ouvistes a palavra da verdade, o evangelho da vossa salvação; e, tendo nele também crido, fostes selados com o Espírito Santo da promessa. O qual é o penhor da nossa herança, para redenção da possessão adquirida, para louvor da sua glória. Efésios 1:3-14

Se realmente achamos que temos “livre arbítrio”, porque não decidimos de uma hora para outra parar de pecar para o resto da vida?

Será se conseguiremos?

Então se acreditarmos que pecamos com “livre arbítrio”, não podemos dizer que fazemos isso por influência de nossa natureza pecaminosa, não podemos dizer vários outros argumentos que já colocamos acima, teríamos que dizer:

Eu peco porque sou “sem vergonha”, peco porque eu quero.

Teríamos de tirar os versículos citados acima da bíblia para acreditarmos no “LIVRE ARBÍTRIO”.

Mais uma verdade...

2.       SACRIFÍCIO DE JESUS NA CRUZ

2.1.    Jesus morreu pelo mundo todo?

Jesus Cristo NÃO morreu na cruz pelo mundo todo.

Esta é difícil de engolir.

Me deixa explicar.

Temos de definir primeiro o que Jesus na cruz fez.

Sua morte é suficiente para salvar, ou ele apenas providenciou a nossa salvação???
Ele morreu pelo mundo inteiro sem escolher ninguém ou morreu por pessoas específicas???

Duas Questões que vamos resolver.

1° HIPÓTESE: Se o seu sacrifício é suficiente para salvar ou seja, apenas o sacrifício de Jesus já é suficiente para salvar e ele morreu pelo mundo todo, NINGUÉM PODE IR PARA O INFERNO.

Se Jesus morreu para salvar fulano e ele faz parte do mundo inteiro, porque fulano vai para o inferno? Pagar que pecado? Não se pode condenar novamente alguém que já foi salvo, afinal os seus pecados, Jesus já teria pago na cruz o pecado do mundo inteiro.

Ok?.....vamos seguir nas hipóteses...

2° HIPÓTESE: O seu sacrifício NÃO é suficiente, não salva, apenas providencia a Salvação. O indivíduo tem de buscar aceitar pela fé este sacrifício, então através de seu esforço juntamente com o sacrifício de Jesus, ele obtém a salvação.

Esta é a teologia mais aceita nas igrejas pós-modernas. Jesus não salvou ninguém na cruz, morreu e providenciou a Salvação para o mundo inteiro, de fato de que, quem aceita este sacrifício pela fé será salvo.

Vale lembrar que esta ideia não é nova e é bem antiga. Foi considerada como uma HERESIA pela PRIMEIRA VEZ quando os pais da Igreja como Pelágio, Orígenes e outros nos primeiros séculos, defendiam este ponto de vista, dizendo que somos uma “TABUA RASA”. Diziam que não somos afetados pelo pecado de Adão em todas as faculdades, dizem que teríamos liberdade para escolher entre o bem e o mal (LIVRE ARBITRIO). Este Monge Britânico, Pelágio, foi combatido por outro bem capaz de nome Agostinho, um dos maiores (se não o maior) teólogo reconhecido mundialmente. A afirmação de fé católica em relação a soteriologia, pode se dizer que é semi-pelagiana. Veja só, no século IV, Agostinho vem para combater os ensinamentos de Pelagio, dizendo que a salvação era monergista, somente pela fé em cristo (“SOLAS FIDE”) e sobre a DEPRAVAÇÃO TOTAL DO SER HUMANO. Bem, os ensinamentos de PELAGIO foram considerados pela igreja católica como HERÉTICOS, nos CONCILIOS DE ORANGE no século IV e V. Séculos depois foi considerado pela SEGUNDA VEZ, desta vez pela REFORMA PROTESTANTE como ENSINAMENTOS HERÉTICOS, num debate entre MARTINHO LUTERO e ERASMO DE ROTTERDAM que era católico mas se aproximava muito da reforma mas não concordava com tudo, inclusive com este ponto. Na verdade foi um brado da REFORMA, “somos salvos pela fé, não por obras, para que ninguém se glorie” efésios cap. 2. Novamente e pela TERCEIRA VEZ, um cara chamado de JACOB ARMINIO de Utrecht, começa a ensinar novamente o que PELAGIO dizia, sobre o livre arbítrio e outras, basicamente com o intuito de "livrar" Deus de ter criado o mal. O fato é que morreu e seus alunos remostraram sua obra, por isso ganharam o nome de “Remonstrantes”, e criaram os cinco pontos do ARMINIANISMO. Não precisa dizer que se reuniram na Holanda mais de 100 teólogos de varias partes do mundo (cânones de Dort, na Holanda) por vários meses debateram o tema, e outra, pela 3° vez, foi considerada HERÉTICA os ensinamentos de PELAGIO e de seus sucessores.

Resumindo esta profissão de fé em relação à SOTERIOLOGIA, podemos dizer que já foi considerado 3 VEZES COMO HERÉTICAS ao longo da história.

Ultimo Ponto:

3° HIPÓTESE: Defendo este ponto assim como todos os reformadores, que o SACRIFÍCIO de Jesus na cruz é TOTALMENTE SUFICIENTE para salvar o pecador, e que ele NÃO morreu pelo mundo inteiro, mas, morreu de forma vicária pela IGREJA de Jesus na terra.

Poderíamos gastar muito tempo defendendo este ponto mas vou trazer algumas passagens :

“Eu rogo por eles; NÃO ROGO PELO MUNDO, mas por aqueles que me deste, porque são teus. João 17:9”

“Eu sou o bom Pastor; o bom Pastor dá a sua vida pelas OVELHAS. João 10:11”
“Assim como o Pai me conhece a mim, também eu conheço o Pai, e dou a minha vida pelas OVELHAS. João 10:15”

Entre outras. E alguém pode questionar, e Jo 3:16?

“Porque Deus AMOU O MUNDO de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. João 3:16”

Vamos lá.

Nem sempre “MUNDO”, significa todo o “MUNDO”.

As vezes digo, “todo MUNDO foi para a igreja no domingo” e nem por isso estou usando um sentido literal, pois só o templo do Valdomiro para caber o mundo inteiro.

Veja:

Porque o pão de Deus é aquele que desce do céu e dá vida ao MUNDO. João 6:33
Pergunto: quem tem vida é o mundo inteiro ou só a igreja? (Efésios 2)
Pois, que aproveitaria ao homem ganhar todo o MUNDO e perder a sua alma? Marcos 8:36
Pergunto: a bíblia diz que Salomão foi o mais rico e mais sábio de todos os tempos. Sei que Salomão NÃO ganhou o mundo, alguém pode ganhar o MUNDO inteiro?
E disse-lhes: Ide por todo o MUNDO, pregai o evangelho a toda criatura. Marcos 16:15
Pergunto: Alguém pode obedecer esta ordenança se MUNDO significar o MUNDO INTEIRO? nem BILLY GRAHAM o maior pregador de todos os tempos alcançou o MUNDO INTEIRO...
E, quando ele vier, convencerá o MUNDO do pecado, e da justiça e do juízo. João 16:8
Pergunto: Quem é convencido do pecado não é só a igreja através do Espirito Santo?
Mas não é assim o dom gratuito como a ofensa. Porque, se pela ofensa de um morreram MUITOS, muito mais a graça de Deus, e o dom pela graça, que é de um só homem, Jesus Cristo, abundou sobre MUITOS. Romanos 5:15
Pergunto: o Primeiro muitos TEM QUE SER TODOS, pois todos morrem sem exceção. O Segundo muitos TEM QUE SER MUITOS e não todos, pois nem todos serão salvos.

Pela lógica clara então tenho de contextualizar para ver então se Jesus se sacrificou pelo “MUNDO INTEIRO” ou não.

Veja o versículo seguinte:

Porque Deus enviou o seu Filho ao mundo, não para que condenasse o mundo, mas para que o MUNDO FOSSE SALVO POR ELE. João 3:17

Pergunto: 1° Se o mundo inteiro vai ser salvo por Jesus vou para de pregar, pois todos serão salvos. 2° Se o mundo inteiro não for salvo, servimos um deus que não pode nada, nem fazer a sua própria vontade. 3° MUNDO, significa um grupo muito grande de pessoas(igreja) que serão alcançadas de maneira eficaz, de modo que aqueles por quem jesus morreu irão com toda a certeza serem salvas!

Fico com a terceira opção, Jesus morreu de maneira eficaz para pagar todos os meus pecados (Col. 2:14-15), e morreu pela sua igreja eleita, não pelo mundo inteiro.

3.       PERSEVERANÇA DOS CRENTES

3.1.    Um crente eleito pode perder a salvação?

Este é o que causa maior falácia entre os Arminianos dizendo que os Calvinistas pregam que o crente eleito pode viver pecando sem pudor que mesmo assim vai ser salvo.

Isso é um absurdo!

Pregamos que o crente tenta não pecar mais pelo auxílio do Espirito Santo. No dia que não tivermos mais este auxilio, PERDEMOS SIM A SALVAÇÃO (Gal 5), porém não podemos diante disso dizer que este crente algum dia já foi eleito.

Muito claro agora né?

Vamos seguir...

“Todo o que o Pai me dá virá a mim; E O QUE VEM A MIM DE MANEIRA NENHUMA O LANÇAREI FORA. João 6:37”

Os verdadeiros cristãos eleitos antes da fundação do mundo (efésios 1), vão perseverar até o fim, NÃO podem perder a salvação!

“Tendo por certo isto mesmo, que aquele que em vós começou a boa obra a aperfeiçoará até ao dia de Jesus Cristo; Filipenses 1:6”

“Meu Pai, que mas deu, é maior do que todos; e ninguém pode arrebatá-las da mão de meu Pai. João 10:29”

“Que mediante a fé estais guardados na virtude de Deus para a salvação, já prestes para se revelar no último tempo, 1 Pedro 1:5”

4.       CHAMADO IRRESISTÍVEL

4.1.    O ser humano pode resistir ao chamado de Deus?

Uma coisa puxa a outra, se Deus é que tem de se levantar do seu santo trono e “chamar” pecadores, só creremos algum dia porque Deus nos chamou alguma dia, na hora certa, no dia certo e da maneira certa!

Creio que os eleitos de Deus, no tempo já pré-determinado, irão ser chamados de maneira diferente e que não poderão resistir.

Traga a sua memória! Sua conversão como foi? Você se decidiu? Acordou um dia pensando: Que vontade de me converter?

A minha foi ao contrária: “fui chamado de uma maneira diferente da outras, não aguentei e desabei!”

“E os gentios, ouvindo isto, alegraram-se, e glorificavam a palavra do Senhor; e creram todos quantos estavam pré destinados para a vida eterna. Atos 13:48”

“Não me escolhestes vós a mim, mas eu vos escolhi a vós, e vos nomeei, para que vades e deis fruto, e o vosso fruto permaneça; a fim de que tudo quanto em meu nome pedirdes ao Pai ele vo-lo conceda. João 15:16”

“E nos predestinou para filhos de adoção por Jesus Cristo, para si mesmo, segundo o beneplácito de sua vontade, Efésios 1:5”

5.       ELEIÇÃO INCONDICIONAL DE DEUS

5.1.    Deus escolhe(elege) alguns para a SALVAÇÃO???

Não preciso falar muito sobre isso pois se aceitado os anteriores, este obrigatoriamente é o subsequente.

Creio que Deus predestinou indivíduos para a salvação, visto que o homem estava perdido, morto espiritualmente, por natureza filhos da ira, e nunca por si só poderiam buscar a salvação.

Deus deve justiça a todo mundo, porém misericórdia não. Todos mereciam a punição eterna, afinal, todos pecaram e está destituídos da glória de Deus. O que Deus faz é ter misericórdia com alguns e deixar outros por seus próprios pecados se condenar.

Me ajuda ler o texto e segue meu raciocínio:

ROMANOS 9

11 (pois não tendo os gêmeos ainda nascido, nem tendo praticado bem ou mal, para que o PROPÓSITO DE DEUS SEGUNDO A ELEIÇÃO PERMANECESSE FIRME, NÃO POR CAUSA DAS OBRAS, MAS POR AQUELE QUE CHAMA), 
Gêmeos, ou seja, não eram nascidos ainda e ainda por cima gêmeos! Não podia ser melhor o exemplo, exclusivamente para que permanecesse o propósito da eleição. Nem obras para julgar ainda tinham. Concorda? Siga lendo...
12 foi-lhe dito: O maior servirá o menor.
Veja o propósito, o maior pela lógica é o primogênito, o herdeiro, ele que manda...Deus diz, NÃO ME INTERESSA! Sou SOBERANO e faço o que quero, e como quero, confie em mim pois sou justo e misericordioso...
13 Como está escrito: Amei a Jacó, e aborreci a Esaú.
Como assim???? Não tinham nem nascido!!! Como pode Deus escolher um em detrimento de outro? Por quais erros Esaú foi condenado? ISSO É UMA INJUSTIÇA!!!!!!!!! Coitado de Esaú...Me acompanhe...
14 Que diremos, pois? Há injustiça da parte de Deus? Paulo adivinhou minha queixa….
De modo nenhum. Então explica Paulo pois eu estou achando que tem...
15 Porque diz a Moisés: TEREI MISERICÓRDIA DE QUEM ME APROUVER TER MISERICORDIA, e terei compaixão de quem me APROUVER ter compaixão. 
Há, então tem diferença entre justiça e misericórdia, e que sua misericórdia é distribuída pela sua soberana vontade. Entendi agora, ficou bem claro.
16 Assim, pois, ISTO NÃO DEPENDE DO QUE QUER, NEM DO QUE CORRE, MAS DE DEUS QUE USA DE MISERICÓRDIA.
Não Depende de quem quer buscar a Deus, pois como já vimos ninguém pode buscar a Deus. Apenas da Divina Eleição e o Santo Auxilio de seu Espirito. 
17 Pois diz a Escritura a Faraó: PARA ISTO MESMO TE LEVANTEI: para em ti mostrar o meu poder, e para que seja anunciado o meu nome em toda a terra. 
Ué? O próprio Deus endureceu o coração de faraó? Quer dizer então que faraó assim como judas foram jogados a seu próprio mal, em alguns casos, o mal foi até atenuado pelo beneplácito de Deus, enquanto eu sou guiado por misericórdia?
18 Portanto, TEM MISERICÓRDIA DE QUEM QUER, E A QUEM QUER ENDURECE.   
19 Dir-me-ás então. Por que se queixa ele ainda? Pois, quem resiste à sua vontade?
Exatamente, pensei nisso mesmo. Como pode Deus reclamar então se somos SALVOS por sua misericórdia e PERDIDOS por que Deus nos deixa por conta de nossos próprios pecados?
20 Mas, ó homem, quem és tu, que a Deus replicas? Porventura a coisa formada dirá ao que a formou: Por que me fizeste assim?
Calma Paulo...
21 Ou não tem o oleiro poder sobre o barro, para da mesma massa fazer um vaso para uso honroso e outro para uso desonroso?   
22 E que direis, se Deus, querendo mostrar a sua ira, e dar a conhecer o seu poder, suportou com muita paciência OS VASOS DA IRA, PREPARADOS PARA A PERDIÇÃO;
Quer Dizer que existe vasos preparados para a perdição e outros para glória?
23 para que também desse a conhecer as riquezas da sua glória nos VASOS DE MISERICÓRDIA, QUE DE ANTEMÃO PREPAROU PARA A GLÓRIA,  

Muito claro não?

Desculpe pela ironia do texto, mas ficou bem claro e didático.

O homem vai para o inferno por seus próprios méritos, pelos seus próprios pecados, e todos nós merecíamos o castigo eterno. Mas pela Graça de Deus, e apenas por ela, nossos pecados foram pagos, o que nós devíamos não existe mais (Col. 2:14), fomos totalmente perdoados pelo sacrifício de Jesus Cristo, o Cordeiro Imaculado, e apenas pelo seu sacrifício é que somos salvos, não existe nada que pudesse fazer para “resolver” meu problema (Rom 3:10). Pois como vimos não depende de quem corre, mas de simplesmente Deus usar sua abundante Misericórdia (Rom 9:18), Amém.


PEDRO FERNANDES 04/07/2013